25 de fev. de 2012

Classificação do Grupo de Acesso A - 2012 Rio de Janeiro:

Para quem não sabe, grupo de Acesso é a designação do grupo no qual desfilam as escolas que não estão no Grupo Especial. Há algum tempo eram escolas menores, hoje o apuro dos desfiles elevaram tanto o nível do desfile, a disputa é tão acirrada, que temos no grupo de Acesso grandes escolas, em tamanho, tradição e que escreveram a história do nosso carnaval referências do Grupo Especial.

Classificação do Grupo de Acesso A 2012 Rio de Janeiro:
1 - Inocentes de Belford Roxo (299,6)
2 - Império Serrano (298,3)
3 - Império da Tijuca (298,3)
4 - Acadêmicos do Cubango (298)
5 - Unidos do Viradouro (297,8)
6 - Acadêmicos de Santa Cruz (297,3)
7 - Estácio de Sá (297,2)
8 - Acadêmicos da Rocinha (296,1)
*9 - Paraíso do Tuiutí (296)
Em 2013: Paraíso do Tuiuti e Acadêmicos da Rocinha desfilarão no Grupo de Acesso B; Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá foram rebaixadas e virão para o Grupo de Acesso A . Inocentes de Belford Roxo, sobe para o Grupo Especial

Blá-blá de samba (Fada no Acesso) :

Ainda ferve a polêmica que envolve o resultado deste grupo. Notícias dão conta que notas de dois jurados não foram atribuídas à escola Acadêmicos do Cubango. Fatos como o presidente da escola vencedora ser também presidente da LESGA e de ter havido já no meio do ano passado comentários sobre a vitória certa da agremiação da Baixada, esquentam ainda mais os ânimos.

Os defensores da colocação da Inocentes de Belford Roxo se exaltam denunciando preconceito pela escola ser da Baixada Fluminense, ser uma escola pequena, não ter tradição no samba como Império Serrano, Viradouro e talz... Detratores do resultado apelam para o porte da escola, apontam para um desfile sem emoção... Isso é claro faz parte do processo competitivo e da paixão dos simpatizantes por esta ou aquela escola no entanto, o jornal O Dia noticiou que o rsultado pode ser modificado se comprovada fraude. Já é dito como certo o não cumprimento por parte da LESGA (que raio de nome feio!) do regulamento que previa o rebaixamento das duas últimas escolas na classificação, o que não ocorreu, motivo pelo qual o Município do Rio de Janeiro não reconheceria a vitóra da Inocentes de Belford Roxo. A LESGA foi descredenciada pela RIOTUR como mediadora e administradora do Grupo de Acesso B no dia 23/02/2012.
-----------------------
Como carnaval e futebol são searas de opinões, a minha é que se não houve respeito  às normas estabelecidas que seja realmente apurado o resultado. Se houve sumiço de notas ou mapa como vem sendo denunciado, a providência cabível é realmente a modificação do resultado. O presidente de LESGA, alega que a entidade não rebaixou as duas últimas colocadas porque a Riotur não teria passado até o momento 10% da verba prometida às escolas. Birga de cachoro grande. Está a todo vapor a central de boatos pós-apuração-carnavalesca. O que eu vi na avenida foi, na minha opinião, 3 escolas que mereceriam as primeiras classificações:
Acadêmicos do Cubango (que é de Niterói), Acadêmicos de Santa Cruz, Império Serrano - não necessariamente nessa ordem.



Nenhum comentário: