6 de mar. de 2010

Descobrindo Martha Medeiros



"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é imprescindível ser medíocre." (O.Wilde). 
E AÍ, VOCÊ É POPULAR? rsrsrssrsrsrrssrsr
*
Seja benvindo ao único lugar em que dividirei contigo a minha privacidade! Welcome!

*
"FAÇO MENOS PLANOS E CULTIVO MENOS RECORDAÇÕES.
NÃO GUARDO MUITOS PAPÉIS, NEM ADIANTO MUITO O SERVIÇO.
MOVIMENTO-ME NUM ESPAÇO CUJO TAMANHO ME SERVE,
ALCANÇO SEUS LIMITES COM AS MÃOS, É NELE QUE ME INSTALO
E VIVO COM A INTEGRIDADE POSSÍVEL.
CANSO MENOS,
ME DIVIRTO MAIS
E NÃO PERCO A FÉ POR CONSTATAR O ÓBVIO:
TUDO É PROVISÓRIO, INCLUSIVE NÓS".
Parece até que fui eu que escrevi, não? 
Que pena, não foi... 
Porem faço minhas essas palavras da Martha. 
Eu descobri nos meus poucos anos de vida que se não vivermos assim, jamais viveremos, apenas estaremos vivos, perdendo os momentos da vida para uma ansiedade sobre algo que só acontecerá amanhã - se acontecer...
Acelerados perderemos momentos preciosos com as melhores companhias em função de alguém que desejamos, esperamos que chegue ou simplesmente achamos que é melhor do que aquele alguém que temos...
Ocupados, não percebemos o que acontece à nossa volta. Deixamos de viver em função de uma vida futura. Nossa velhice feliz, lamentavelmente não depende só da burocracia previdenciária.
Por essas e outras que esse ano voltei a fazer aniversário:
Eu não posso garantir quantos outros terei.
Eu não posso deixar de comemorar em função de uma data mais redonda e mais bonita e perder essa que por ser o que eu tenho no coração é a melhor, mais perfeita e propícia!
Quantas vezes relegamos nós mesmos em detrimento de algo que está por vir?
Quantas vezes falhamos com pessoas em função de outras que num determinado momento nos parecem mais importantes?
Querendo ganhar, otimizar, agregar (e mais tantas palavras modernas) a gente só consegue somar perdas. Perdas de sorrisos, de bons momentos, de pessoas que só nos farão falta lá na frente... 
Eu quero mais que antes:
Jamais brigar por coisas que não serão nunca minhas...
Quando o espetáculo acabar a gente não vai ter tempo de conferir a bilheteria. Entramos no palco com o borderô assinado em branco e tudo o que vai permanecer é a qualidade do espetáculo, são os raios luminosos que a platéia vai mandar pra você. 
Não temos a obrigação de fazer ninguém feliz, mas com certeza somos felizes na medida em que colaboramos para os sorrisos à nossa volta.
Eu vivi esse tempo todo pra sacar isso, é um patrimônio para herdeiro nenhum, talvez porque é para isso que vivemos. Para amealhar aquilo que não terá dono, que pessoal intransferível estará à diposição de quem se habilitar na deliciosa tarefa de se prevenir para o que não tem jeito e pegando o atalho dar uma voltinha a mais.
Quanto à Martha Medeiros, estão aqui minhas desculpas:
Martha Medeiros, você não é patrícia que eu pensava. Desculpa. Acho que não prestei atenção no que você escrevia, preocupada que estava em ler algum desses autores que "pega bem" comentar. Que fica bonito carregar debaixo do braço ... rs
*
"Se o tempo não existe, eu existo.
Se o tempo não passa, eu passo.
E não é só o espelho que me dá certeza disso.
O tempo interfere no meu olhar.
O tempo altera o tamanho das coisas.
O tempo dá a devida proporção aos meus afetos e desafetos.
A gente vai crescendo e vê tudo do tamanho que é, sem a condescendência da fantasia"
*
"Estão perdendo a viagem aqueles que em vez de tratarem de viver, ficam patrulhando a existência alheia, decretando o que é certo e errado para os outros, não tolerando formas de vida que não sejam padronizadas, gastando suas bocas com fofocas e seus olhos, com voyeurismo, sem dedicar o mesmo empenho para si mesmos.
Estão perdendo a viagem aqueles preguiçosos que levam semanas até dar um telefonema, que levam meses até concluir um livro, que levam anos até decidir procurar um amigo. Pessoas que acham tudo cansativo, que acreditam que tudo pode esperar, que todos lhe perdoarão a ausência e o descaso.
Estão perdendo a viagem aqueles que não sabendo de onde vieram nem tentam descobrir. Que não sabem para onde ir e nem tentam encontrar um caminho. Aqueles para quem a televisão pode tranquilamente substituir as emoções.
Estão perdendo a viagem todos aqueles que se entregam de mão beijada às garras afiadas do tédio"
*
"Eu pondero, tu ponderas, nós ponderamos. Procuramos evitar aquilo que tumultuaria nosso morno e satisfatório bem-estar. Mantemos tudo conforme reza a cartilha. Mas se está tudo no seu devido lugar, por que tomamos tanto remédio para dormir? Por que insistimos em ler manuais de autoajuda?
Estamos agindo certo sem saber onde o certo nos levará, se para o céu ou para uma úlcera."
*
"Cada vez que alguém diz que que está precisando se apaixonar, está é precisando corrigir o passado. Precisamos nos apaixonar para justamente corrigir o que fizemos de errado enquanto compartilhávamos a vida com nossos parceiros. Sem que isso signifique abrir mão deles".
Martha Medeiros

2 comentários:

Kassya Mendonça disse...

Posso postar teu link no facebook?
Adorei o texto!

bjos!

Rozzi Brasil disse...

Claro! Não só pode como deve. Eu tenho poucos comentários mas percebo que muitos acessos. Envio o link por e-mail e por e-mail as pessoas comentam. Acho legal. Colocando no FB pode ser que uma galera mais habituada a comentar em aberto deixe aqui algum registro. Mas o importante é que estão lendo. Obrigadíssima, querida!